domingo, 29 de abril de 2012

Filosofia Moderna







De acordo com pesquisa na Wikipedia a Filosofia moderna é “toda filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando peloRenascimento e se estendento até meados do século XIX”.
     Ressaltando que a filosofia desenvolvida nesse  período está subddivida em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como:
·                     Filosofia do Renascimento
·                     Filosofia do século XVII
·                     Filosofia do século XVIII
·                     Filosofia do século XIX
·                      
Filosofia do Resnascimento

             A Filosofia da Renascença situa-se, na Europa, entre a idade média e o iluminismo.  Dentre as características da resnascença  está a renovação à civilização clássica e o seu aprendizado; um retorno parcial de Platão sobre Aristoteles, que havia predominado sobre a filosofia Medieval e dentre alguns filósofos havia o entusiasmo pelo Ocultismo e o Hermetcismo.
            A Renascença é preparada pelo Humanismo, e tem como seu
equivalente religioso a reforma protestante.

            Filosofia do século XVII

            A Filosofia do século XVII é, no ocidente, considerada como a visão do princípio da filosofia moderna, e o distanciamento do pensamento medieval, especialmente da Escolástica. Frequentemente é chamada de "idade da razão" e é considerada a sucessora da renascença e precede do iluminismo. Alternativamente, ela pode ser vista como uma visão prévia do Iluminismo.

           

            FILOSOFIA DO SÉCULO XVIII


       A  filosofia do século XVIII foi um movimento filosófico ocorrido  na Europa e em alguns países americanos, e nos seus mais distantes períodos também inclui a Idade da razão.O termo pode se referir simplesmente ao movimento intelectual do Iluminismoque defendia a razão como base primária da autoridade. Desenvolvida na França, Grã-Bretanha e Alemanha, o seu círculo de influências também incluíram a Austria, Itália, osPaíses Baixos, Polônia, Rússia, Escandinávia, Espanha e em fato, toda a Europa.
           
            Filosofia do século XIX

            No século XVIII, os filósofos do Iluminismo começaram a exercer um efeito dramático, tendo como ponto de referência o trabalho de filósofos como Immanuel Kante Jean-Jacques Rousseau, e isso influenciou uma nova geração de pensadores. No final do século XVIII, um movimento conhecido como Romantismo surgiu para reunir o formalismo racional do passado , com uma grande, maior e imediata visão emocional do mundo. Idéias chaves que mostraram essa mudança foram a evolução, como foi proposta por Johann Wolfgang von Goethe, Erasmus Darwin, e Charles Darwin, que podem agora ser chamada de ordem emergente como o mercado Livre de Adam Smith. Pressões do Igualitarismo, e as mais rápidas mudanças culminaram em um período de revolução e turbulência em que poderiam ser bem visíveis as mudançãs da filosofia.
Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_moderna

Um comentário:

  1. Diante de sua postagem pude perceber o quanto a Filosofia da Modernidade é um momento que podemos conceituar de antemão, como o período da razão. Muito mais que uma simples transformação, ela se instala como uma grande ruptura científica: a concretização da racionalidade onde o homem utilizará métodos científicos para conhecer o mundo e as coisas. No entanto o homem da modernidade anseia por significados que estavam protegidos pelos saberes religiosos.

    ResponderExcluir