A proposta
educacional e política de Platão não é absurda, aliás, ele apresenta de forma
evidente que há um estreita e necessária relação entre Política, Conhecimento e
Educação. Quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral –
corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada
no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o que
entendemos de educação hoje. Platão aponta uma perspectiva que ainda alimenta a
mística da educação como promoção e qualidade do ser. Ou seja, uma coletividade
justa e voltada para o bem nasce de um processo em que os indivíduos são
educados para a construção Justiça, embora ela nem sempre seja fácil de ser
conceituada, fundamentada ou mesmo justificada pela argumentação. Certamente
que as repúblicas que se fundaram a partir do horizonte utópico da república
modelo se construiriam em perspectivas diferentes em que a justiça, o bem e o
belo seriam os fios da permanência desse estado perfeito de organização da
Pólis, garantidos pela educação integral do ser humano. È nesse sentido que o
pensamento educacional de Platão fixou-se nessa necessidade e possibilidade de
qualificação do ser para vida coletiva. Definitivamente não há senso coletivo
sem o empreendimento educacional.
Aristóteles
aponta na Politéia, de Homero, há uma proposta educacional muito curioso, pois
os deuses têm características humanas. Não só formas, mas atitude humana como
ciúme, raiva, amor etc. Isso já dá uma perspectiva interessante, ou seja, se
investimos na qualificação do nosso ser, através da educação, podemos alcançar
um nível mais elevado de nossa existência, muito embora não tenhamos o dom da
imortalidade, podemos nos assemelhar aos deuses na busca do conhecimento. Nesse
sentido é que nasce aquilo que chamamos de estética da existência. Cada ser
humano assume a sua autoconstrução como se fosse uma obra de arte. Com isso, a
educação vai perdendo herança divina para assumir um caráter de finalidade
humana. E Aristóteles tem uma compreensão dialética da educação e, ao mesmo
tempo, uma espécie de sistemática de tudo o que foi dito e entendido sobre o
assunto Grécia Antiga e Clássica. Para ele, não há problema com a política de
(Platão) ou com o discurso de (Sócrates), desde que esses sejam acompanhados
pela sua ética. Esse caminho apontado por Aristóteles mostra que ele instituiu
no fato de que a educação ou o processo de conhecimento leva o ser humano a
buscar o meio termo, a temperança, nem muita festa nem de menos. Percorrido
pelo bom uso do conhecimento. Isto só acontece pela virtude obtida pela
educação das novas gerações numa perspectiva de construção interior da pessoa.
Portanto, para
Platão o problema da Educação que remete à justiça é o da desigualdade entre os
homens, os homens não são iguais e tem que obedecerem à ordem que a natureza
impõe. Buscando uma organização educacional do Estado, então a justiça consiste
em determinar a função de cada cidadão dentro da cidade. Somente por meio da
justiça poderá o homem alcançar a felicidade. Hoje em dia a Educação que
buscado nas estancais públicas e particulares usa em parte a filosofia de
Platão que busca uma educação integral para o homem, que está educação propõe a
busca de um caráter de conhecimento justo e bom. Procura educar a pessoa para
boa convivência na cidade, respeitando a lei para boa política nas cidades. E
por isso que muitas de nossas escolas reproduzem a filosofia de Platão por ser
necessário que muitas pessoas vivem nas cidades e boa conduta propõe fazem com
que as cidades uma convivência fraterna. Já Educação proposta por Aristóteles
não fogem da Educação de Sócrates e Platão, mas ele vai amparar o seu processo
educacional na Ética, como virtude. Porque o homem cria seu próprio
conhecimento como se fomos deuses, não mais místicos e sim que a virtude da
ética funciona para que homem como temperança e constrói seu próprio caminho
para uma virtude em sociedade. Finalmente pode-se dizer que os dois filósofos
Platão e Aristóteles influenciaram a educação por meio da virtude, ética e do
conhecimento da vida e da sociedade onde vivem o aprendiz no seu cotidiano.
Sabemos que a visão platônica se configura entre a relação da política, da educação e do conhecimento entre o ser humano. Enquanto que Aristóteles não detecta nenhuma problema com a política ou com o discurso, desde que esses sejam acompanhados pela ética.
ResponderExcluirPara estes dois grandes filósofos clássicos, a compreensão do papel filosófico da educação reside nesta tentativa de nos remetermos para fora de nós mesmos.